Blog

Legumes: saudáveis ou não?

Você se preocupa em como preparar seus alimentos antes de consumir?
 
Lembra quando você era criança e a sua mãe falava que comer legumes era bom? Será mesmo que ela estava certa?
 
Uma das vantagens de crescer é que podemos escolher o que queremos comer, sem precisar escutar aquela outra clássica frase “não enche a barriga de porcaria senão vai perder a fome“.
 
Hoje, sabemos que nossas mães falavam isso por se importarem com a nossa saúde, e não porque queriam nos ver tristes por não comer aquela bolachinha antes do almoço.
 
Mas será mesmo que a ervilha que ela queria que comêssemos é saudável?
 
 

1. O que são legumes?

Legumes é um termo genérico que define os frutos e as sementes de plantas leguminosas, como o feijão, a cenoura, a abobrinha, entre outras.
 

2. Valores nutricionais

Os legumes são ricos em fibras e proteínas, sendo também conhecidos como “proteína vegetal”. Eles são altamente nutritivos e baratos, facilmente encontrados em qualquer lugar.
 

3. Antinutrientes

Apesar de serem nutricionalmente formidáveis, os legumes crus contém antinutrientes, que interferem na digestão de outros nutrientes.
 
O ácido fítico prejudica a absorção de ferro, zinco e cálcio, aumentando a deficiência de minerais em pessoas com dietas exclusivas de legumes.
 
As lectinas são uma família de proteínas que constituem até 10% do total de proteína dos legumes e são resistentes à digestão, o que afeta as células que revestem o trato intestinal.
 
O feijão vermelho, por exemplo, contém uma lectina chamada fitohemaglutinina, e se consumido cru ou mal cozido, é tóxico em grandes quantidades¹. Por isso, é importante deixá-lo de molho de um dia para o outro e cozinhá-lo por pelo menos 10 minutos em água fervendo.
 
A maioria dos legumes não possui níveis altos de lectina para causar sintomas, mas ainda assim é recomendado que sejam cozidos antes do consumo.
 

4. Benefícios para a saúde

Além de ser rico em fibras saudáveis e proteínas, os legumes estão associados a outros benefícios para a saúde, como a redução de doenças cardíacas e baixos níveis de colesterol, pressão sanguínea e triglicerídios².
 
Além disso, por causa do alto teor de fibra e proteína, os legumes nos fazem sentir saciados, fazendo a gente comer menos e levando a uma redução de peso a longo prazo! 🤩
 

Tá, mas e aí?

Concluímos que os legumes trazem benefícios para a saúde, diminuem riscos de doenças,e são uma ótima fonte de fibras e proteínas. No entanto, é importante prepará-los adequadamente antes de consumir.
 
Além disso, outra conclusão que podemos tirar é que “mãe sempre tem razão”. Mas isso nós já sabemos, e por isso que ela fazia a gente comer tudo de dentro do prato. 😁

Comentários