Blog

4 Mitos sobre Higienização dos Alimentos

Possivelmente você já deve ter pensado se o seu alimento está contaminado pelo COVID-19. E mais ainda se você será infectado caso consuma esse alimento.

Para ajudar você a se sentir mais tranquilo, a boa notícia é que, até o momento, não existem evidências de que os alimentos estejam associados à transmissão do COVID-19, conforme o Centro de Controle de Doenças Americano (CDC).

Ainda assim, a limpeza dos alimentos deve ser uma rotina para uma vida saudável e por isso recomendamos que seja sempre realizada antes de consumi-los, afinal de contas, todos nós queremos ser saudáveis, não é mesmo?

No entanto, existem muitos mitos sobre esse assunto circulando na Internet, e por isso resolvemos fazer esse post pra desmistificar essas histórias.

Mito #1: use sabão ou sprays de limpeza para lavar frutas e vegetais.

A água é suficiente para a lavagem das frutas e vegetais. Basta apenas esfregá-los em água corrente limpa para higienizá-los. O sabão é necessário sim, mas para a limpeza das mãos, e para isso são necessários apenas 20 segundos fazendo isso antes de lavar as compras da feira. 😉

Mito #2: os produtos orgânicos são limpos e não precisam ser lavados..

Os germes e bactérias não discriminam alimentos. Apesar dos produtos orgânicos terem menos pesticidas e outros químicos durante sua produção, eles podem ser contaminados da mesma maneira. Por isso é importante lavá-los antes de consumir.

Mito #3: descascado não precisa lavar.

É necessário limpar as cascas de frutas e legumes antes de descascá-los porque bactérias e sujeiras podem ser transferidas da faca para a para a parte que se pretende consumir. O mesmo vale se for fatiado!

Mito #4: alvejante diluído é a melhor maneira de matar todos os germes.

Ele realmente é eficaz para a limpeza de superfícies apropriadas, como o balcão e a pia da cozinha. Mas é importante armazená-lo longe dos alimentos, pois eles podem absorver esse produto, mudar o sabor e torná-los prejudiciais para a saúde, dependendo da exposição que sofrerem.

Bônus:

Sabe aquela regra dos cinco segundo? Geralmente usamos ela para resgatar algo que caiu no chão e que queríamos muito comer.

Pois é, ela também é um mito (para a tristeza de muitas pessoas).

Segundo pesquisas, o alimento é contaminado imediatamente ao tocar a superfície. Mas o mais importante aqui é onde o alimento caiu. Se for no chão de sua casa, espera-se que ele seja mais limpo do que o chão de um lugar com muitas pessoas andando.

Então, muito cuidado para evitar de deixar cair aquele último pedaço que você estava se preparando para comer, apesar de isso continuar não sendo uma grande preocupação para a maioria das pessoas.

E aí, está se sentindo mais tranquilo agora? Comente aqui se você conhecia esses mitos ou gostaria que pesquisássemos mais sobre outros. 😊

Comentários