Blog

Páscoa sem culpa

 

A Páscoa chegou e com ela infinitas propagandas de chocolates que nos seduzem e ao mesmo tempo trazem preocupação. É só ligar a televisão que somos invadidos por pessoas magras, abrindo embrulhos cintilantes que envolvem os ovos e depois os devoram prazerosamente. Isto é sem dúvida um desafio, e desafios não faltam em nossa vida. Esse será apenas mais um.

O desejo por doces, principalmente chocolates, acontece porque estes estimulam a produção de serotonina, substância do cérebro ligado à sensação de prazer. É importante analisar a compulsão por chocolates e identificar o que está por trás dessa necessidade.

Você consegue identificar as situações que te levaram a consumir chocolate? O que acontece antes de comer? O que mais te dá prazer além de doces? Como está sua vida afetiva?

As respostas a estas questões podem te auxiliar na falta de controle por doces. Em geral, a carência afetiva intensifica o desejo pelo consumo do açúcar.

Então, o que fazer?

• Não relaxe no seu programa de atividades físicas;
• Escolha programas ativos para fazer com sua família. Aproveite para confraternizar organizando, por exemplo, um passeio no parque.
• Mantenha a rotina nas suas refeições, procure por alimentos menos gordurosos.

Marcelo Kessler

Fundador e Diretor do CREEO

CREEO – Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade

 

Comentários