Blog

Fibras na obesidade

Fibras na obesidadeEsta imagem demonstra exemplos de fibras na obesidade

  • Ano a ano, vem se fortalecendo o conhecimento de que uma dieta rica em fibras protege o organismo contra a obesidade e diabetes. Agora, um grupo franco-sueco de pesquisadores conseguiu esclarecer este mecanismo, que envolve a flora intestinal e a capacidade do intestino para produzir glicose entre as refeições.

    Frutos mais doces e muitos vegetais, como repolho (e aqui se inclui o quiabo), ou grãos, como o feijão são ricos nas chamadas fibras fermentáveis. Essas fibras não podem ser digeridas diretamente pelo intestino, ao invés disso são fermentadas por bactérias intestinais, que podem de fato ser assimilados pelo nosso organismo.

    O efeito protetor dessas fibras é bem conhecido pelos pesquisadores: animais alimentados com uma dieta rica em fibras tornam-se menos de gordos e são menos propensos a desenvolver diabetes do que animais alimentados com uma dieta pobre em fibras.

    A equipe liderada por Gilles Mithieux, pesquisador na unidade “Nutrition et Cerveau” (Inserm/Université Claude Bernard Lyon 1), submeteram ratos às dietas enriquecidas com fibras fermentáveis, e observou-se uma indução forte da expressão de genes e as enzimas responsáveis pela síntese de glicose no intestino.

    Este trabalho reforça a importância de incluir no dia a dia frutas, verduras e grãos e ter uma alimentação equilibrada rica em fibras. Para ajudar na prevenção do diabetes e auxilio no combate a obesidade.

Fibras na obesidade

Comentários