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Heroína ou vilã? Qual o verdadeiro papel da tapioca na sua dieta?

A nossa querida nutricionista Letícia veio desmistificar o que lemos e ouvimos sobre a tapioca e qual o papel deste alimento em uma dieta equilibrada.

A tapioca não engorda e tão pouco é mágica para o processo de emagrecimento. É preciso compreender sua composição e utiliza-la adequadamente dentro do seu contexto e individualidade. Ela também não é a rainha das dietas como muitas vezes vemos por ai em sites de dieta e sendo usada de maneira equilibrada é mais um alimento que nos facilita diversificar nosso cardápio. Ela pode ser sim utilizada de forma equilibrada e congruente ao objetivo do paciente. Para emagrecimento, por exemplo, já pensou em substituir a tapioca por uma crepioca? Quando estamos em processo de emagrecimento a melhor forma de inserir a tapioca e aproveitar todos os seus benefícios é utilizando-a na medida de 1 colher de sopa + 1 ovo. Este, irá complementar com mais nutrientes a tapioca pura (que é um carboidrato simples de rápida absorção), e proporcionará um maior controle do índice glicêmico. Ou seja, em sua forma pura (farinha) a tapioca é absorvida com muita rapidez pelo organismo, fazendo com que nós venhamos a sentir fome novamente mais rápido, e já a crepioca, que traz o ovo como um grande complemento, será absorvida de forma gradual, trazendo uma maior saciedade e protelando a sensação de fome por mais tempo.
Alerta: mesmo a crepioca não deve ser consumida em excesso, pois tudo que é consumido em excesso acaba prejudicando esse processo como um todo, e você não alcançará os resultados desejados.

Pacientes diabéticos, devem tomar cuidado com a tapioca em grandes quantidades (carga glicêmica), pois podem elevar os índices de glicose na corrente sanguínea.

Esperamos que vocês tenham gostado dessas dicas e se tiverem dúvidas comentem aqui, vamos adorar responde-las!

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