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Comer emocional: 5 dicas para evitar esse hábito

Como posso lidar com  o comer emocional? 

O comer emocional ocorre quando estamos desestabilizados emocionalmente e usamos a comida para aliviar ou anestesiar a sensação de ansiedade e estresse. Essas são respostas automatizadas que muitas vezes não nos damos conta de que estão acontecendo, e por isso são consideradas dificultadores durante o processo de analisar e remodelar hábitos alimentares.

Pense por exemplo no momento em que você chega estressado do trabalho e vai direto na cozinha, e come mesmo sem estar com fome. Isso ocorre devido à agitação de nossa mente, e assim, comemos por ansiedade e não por fome. 

  1. Confira 5 dicas para evitar esse hábito:
  2. Antes de qualquer coisa devemos sempre observar qual emoção está presente. Quando o estímulo de comer aflora, deve-se observar quais sinais o estômago emite. Esses sinais são importantes para sabermos se a fome é real ou apenas sintoma de agitação mental e ansiedade. É importante identificar o comer emocional para assim sabermos como lidar. 
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  4. Discernir se é fome ou ansiedade pode facilitar o processo quando conseguimos diferenciar sensações físicas de pensamentos relacionados ao comer emocional. Perceber o impulso de comer para aliviar estresse é fundamental, pois assim vamos compreendendo os padrões dos pensamentos.
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  6. Preencha a mente com atividades relaxantes, de autocuidado. Uma vez que ao sentir desejo de comer, tiremos um tempo para realizar alguma tarefa ou passatempo de seu gosto. Ao preencher a ociosidade com atividades que gostamos, deixamos de fixar o pensamento na comida. Isso nos ajuda a desenvolver a prática da autocompaixão e a entender nosso corpo.
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  8. O impulso de comer é como uma onda – que aumenta no início, atingindo um pico, e depois diminui. Por isso, se suportarmos o desconforto sem ceder a ele por um curto período de tempo, ele irá diminuir. E uma vez que, nossa mente se acalme, podemos fazer escolhas mais conscientes.
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  10. Pergunte a si mesmo: “Do que realmente eu preciso?”. Criar outras maneiras de se proporcionar conforto e cuidado quando emoções desconfortáveis aparecem é a maneira mais efetiva de lidar com elas, afinal, nossa vida nunca vai ser composta unicamente de sensações agradáveis.
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  12. No programa CREEO Mindful Eating ensinamos técnicas de autocontrole aliadas à práticas de meditação e yoga. Temos como objetivo lhe ajudar a desenvolver uma relação mais saudável com a comida usando os 5 sentidos durante a refeição.

Para saber mais, acesse nosso site: www.creeo.com.br

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