Blog

6 sinais de que você não está comendo o suficiente (sim, é possível!)

Estudos mostram que comer em excesso é o principal fator para ganho excessivo de peso, ou seja, quando você ganhou peso, muito provavelmente o problema era que você estava comendo demais. Contudo, agora que você está tentando perder peso, às vezes o problema pode ser que você não estar comendo o suficiente.

Sim, comer pouco pode prejudicar emagrecimento. Comer muito pouco pode diminuir o metabolismo. Quando você consome dramaticamente menos energia do que seu corpo precisa, ele pode diminuir a quantidade de combustível que consome, o que significa que você queima muito menos calorias do que o normal, o que pode sabotar sua perda de peso.

Além disso, comer muito pouco pode ter outras consequências sobre o funcionamento do seu corpo: certos nutrientes, como as vitaminas A e D, precisam se dissolver na gordura da dieta antes de serem transportados para a corrente sanguínea. Portanto, se você estiver comendo muito pouco (especificamente, pouca gordura), seu corpo não poderá usar os nutrientes que você come. E o peso que você perde não será do tipo que você está tentando perder. Uma dieta “extrema” leva à perda de peso que é 30% da massa muscular, não da gordura.

Então, quanto é a quantidade certa para comer para uma perda de peso saudável? Nós da Delight e do CREEO te ajudamos com essa questão. A quantidade de calorias que você pode consumir por dia depende da sua “taxa metabólica basal”, que é uma medida de quantas calorias você queimaria se não fizesse absolutamente nada – basicamente, quanta energia seu corpo precisa simplesmente para funcionar. Esse valor é determinado com um exame de bioimpedância que nossa nutricionista irá realizar antes de lhe indicar uma reeducação alimentar. Felizmente, você pode agendar uma avaliação com bioimpedância gratuita com a nossa diretora Bruna Kessler.

AGENDE AQUI

Caso você ainda não seja membro do nosso programa, aqui estão seis sinais de que você não está comendo o suficiente:

SUA PERDA DE PESO PAROU.

Você perdeu peso e agora não consegue mais? Os motivos podem ser vários: algumas pessoas depois de um período fazendo uma dieta restrita começam a se sentir um pouco preguiçoso sobre o plano deles, e acabam burlando um pouco o plano; outros se esquecem de ajustar a ingestão de alimentos para corresponder ao novo e por aí vai. Entretanto alguns simplesmente não estão comendo o suficiente. Isso mexe com seus hormônios – incluindo hormônios da fome e hormônios da tireoide, que podem contribuir para a desaceleração do metabolismo.

VOCÊ SE SENTE LENTO E FRACO.

Seus músculos também armazenam carboidratos, esse é como combustível usado pelas fibras musculares e usados em situações de alto desempenho, como pegar algo realmente pesado ou quando corremos. Quando você não está comendo o suficiente, seu corpo pode se alimentar dessas reservas, em vez de atacar suas reservas de gordura – é por isso que as pessoas que fazem dietas extremamente baixas em calorias costumam perder 30% do seu peso como músculo, e por que as pessoas que sofrem de fome geralmente parecem “magras” em vez de saudáveis ​​e magras. O efeito é que você se sentirá cansado e fraco se não estiver comendo o suficiente.

VOCÊ ESTÁ SEMPRE “FAMINTO”.

Aquele sentimento de irritação constante, descontrole e falta de concentração é estar “faminto”, e a ciência confirma sua existência: quando o açúcar no sangue diminui, estudos sugerem que o autocontrole é uma das primeiras coisas se perder. Quando você está com fome, também pode ser suscetível a uma grande compulsão calórica, que pode prejudicar todos os seus esforços com facilidade.
A solução: Coma o suficiente para manter um nível equilibrado de açúcar no sangue. Se você está ficando com “fome”, pode estar comendo muito pouco.

SUA PELE ESTÁ SECA, ESCAMOSA OU COM COCEIRA

Isso tem a ver com a baixa ingestão de gorduras: os óleos gordurosos da sua dieta não apenas tornam as vitaminas A, D e E mais bio-disponíveis, mas a gordura em si pode melhorar a saúde da sua pele. Além disso, vários estudos mostraram que comer as gorduras certas – gorduras “saudáveis” como as encontradas no azeite – pode ajudar seu corpo a perder peso, especificamente ao redor da barriga.

VOCÊ ESTÁ TENDO DIARREIA OU CONSTIPAÇÃO ANORMAL.

Quando seu corpo desacelera para economizar energia – porque você não está comendo o suficiente -, seu sistema digestivo também pode desacelerar. Seu revestimento intestinal pode ficar danificado ou menos eficaz nesse caso – o que significa que os alimentos que você come não são digeridos corretamente. Isso não apenas causa uma deficiência em quantos nutrientes são absorvidos pelo seu corpo, mas também pode causar diarreia ou constipação.

SUA DIETA É REALMENTE MUITO DIFÍCIL DE MANTER.

Quando um plano de perda de peso é sustentável, ele cria o que você já deve ter ouvido falar de “mudança de estilo de vida”: dietistas bem-sucedidos aprendem a fazer melhores escolhas que podem continuar a fazer a longo prazo. É esse sentimento de “eu posso fazer isso!” Que mantém as pessoas no caminho certo.
Quando você não está comendo o suficiente, o plano de perda de peso pode parecer uma luta impossível de fome, raiva, dor e angústia. Essa é uma estratégia que resulta em recaída, não em mudança de estilo de vida. Acrescente os efeitos no seu metabolismo e desempenho do exercício, e você estará “sofrendo” atoa porque os resultados não virão. Coma a quantidade certa, e você pode ter mais facilidade em permanecer no plano e perder peso efetivamente.

Comentários