Blog

5 Razões para Consumir Mais Chá Nesse Inverno

Em alguns lugares do mundo o chá assume o posto de bebida tradicional em razão dos seus benefícios que incluem emagrecimento, passando pela redução dos níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, até a participação na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e algumas formas de câncer. “O consumo de chás se torna especialmente atrativo agora no inverno, já que a bebida é preparada a partir de folhas sob infusão na água quente. Essas bebidas podem ser ótimas aliadas no bom funcionamento do corpo, porém, devemos estar atentos às propriedades específicas para cada tipo de chá”, explica a endocrinologista Flavia Junqueira, da Clínica Goa Health Club.

O chá verde, por exemplo, possui polifenóis que auxiliam na diminuição do colesterol ruim e é uma excelente fonte de antioxidantes. Por sua vez, o chá preto possuir maior concentração de cafeína, não sendo recomendando beber após às 18h para não comprometer o sono. O alecrim, agrião e a camomila são conhecidos por estimular o apetite, enquanto a hortelã e o boldo tem efeito digestivo, ainda a melissa e a alface são calmantes.

Separamos 5 razões para você beber muito chá nesse inverno.

1. Ajuda na digestão e emagrece
Os flavonóides presentes no chá atuam sobre o sistema nervoso simpático previnindo o depósito de gorduras no organismo e reulando o peso do corpo. O chá verde, por exemplo, acelera o metabolismo e desitoxica, enquanto o chá de hortelã alivia problemas no estômago e intestino e ajuda na digestão.

2.Atua na prevenção de doenças
Um estudo recente realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, reforçou que a presença de polifenois nos chás contribui para a redução do risco de desenvolvimento de diabetes, artrite, doenças do coração e algumas formas de câncer.

3. Alivia sintomas de dor de cabeça e cansaço
Com a chegada dos dias mais frios e as mudanças bruscas de temperatura, é normal que o corpo apresente desconfortos. Gripes e alergias chegam trazendo com elas dores de cabeça e indisposição. Para combater esses sintomas, é indicado o chá de alecrim com limão, benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, é anti-inflamatório e alivia a dor de cabeça e o cansaço.

4. É aliado da beleza
O chá também possui efeitos estéticos. A bebida a base de folhas de porangaba, é inibidora do apetite e lipolítica – decompõe gorguras, sendo capaz de diminuir a retenção de líquidos corporais, aumentar a queima de gordura e até reduzir a celulite.

5. Tem efeito relaxante
Se você costuma tomar várias xícaras de café por dia, o chá talvez seja uma boa alternativa. A concentração de cafeína é menor, tornando a bebida menos estimulante. Para reduzir a ansiedade e o estresse o chá de camomila é o mais indicado por ter ação analgésico, antialérgica e anti-inflamatória, calmante, sedativa e diurética.

E aí, o que acharam?

Fonte: GNT

Comentários