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8 Dicas de Alimentação Saudável durante o Home Office

Esse último mês de afastamento social mudou muito nossas rotinas, não é mesmo? Para aqueles profissionais que já estavam acostumados a trabalhar em casa, talvez não tenha sido uma grande mudança. Porém, uma pesquisa recente indicou que nesse período, o trabalho no modo Home Office aumentou e que cerca de 43% dos empregados de pequenas e grandes empresas estão trabalhando, pelo menos, uma parte de sua jornada de trabalho em casa.

A casa é aquele lugar onde penduramos a bolsa, tiramos os sapatos e andamos de chinelo no final de um longo dia de trabalho. Mas é também o lugar onde guardamos TUDO aquilo que gostamos de comer. Em casa, a tentação de comer o que quiser, a qualquer hora, é uma tentação pra acabar com qualquer dieta! E não temos nem mesmo o nosso coleguinha pedindo um pedaço do lanche que, na verdade, ele faz isso apenas para nos ajudar a evitar aqueles quilinhos extras.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para ajudar a manter uma rotina saudável durante esse período de trabalho em casa.

1. Faça um planejamento semanal

Sabe aquela cafeteria com tortas lindas e o restaurante que costumávamos almoçar antes de ficarmos em casa? Eles não acordam e pensam “nossa, o que vou preparar hoje”. Eles planejam exatamente o que irão fazer para cada dia. Deixar para o último minuto a decisão do que preparar, para eles é uma receita para o desastre. E para você também se estiver buscando perder peso. Se você não estiver com um monte de frutas ou os lanches da Delight à mão, pode ficar tentado por aquele pão de queijo no congelador, aquela bolachinha recheada com carinhas felizes ou mesmo um delivery daquele hambúrguer baratinho com “molho especial”. Para evitar isso, o melhor é você anotar exatamente o que irá comer durante a semana e seguir o plano. E o mais importante: tenha compromisso com o seu próprio plano!

2. Prepare alimentos complementares

Se você já usa os planos de emagrecimento da Delight, sabe que eles irão mantê-lo firme e forte durante o dia, e também sabe que pode complementar eles com salada extra ou algum outro alimento. A dica é preparar eles antecipadamente e deixar guardado. E faça um pouco a mais para os outros dias.

3. Prepare lanches também

Um punhado de nozes e castanhas de lanche é uma boa pedida para saciar aquela fome no meio da manhã, mas não é tão boa para a sua cintura se algumas levarem a várias. Outro exemplo é uma fatia de queijo com pouca gordura – ela tem cerca de 49 calorias. Portanto, tome cuidado com lanches fora de hora! Calcule a porção deles para se adequar à sua dieta e veja como irá perder peso.

4. Não trabalhe na cozinha

O balcão da cozinha ou a bancada do café podem parecer locais ideais para estabelecer o local de trabalho durante o afastamento social. Mas você não quer estar a um braço de distância da comida enquanto está fazendo a sua dieta, não é mesmo? Estar tão perto assim da comida pode fazer todo o seu projeto de emagrecimento ir por água abaixo. É como aquele ditado: “o que os olhos não vêem, a barriga não sente”. Procure trabalhar o mais longe possível da cozinha, como na sala de estar, na varanda ou numa mesinha dobrada no canto do quarto. Se mesmo assim você precisar trabalhar na cozinha, tente ficar o mais longe possível da geladeira e dos armários onde estão guardadas as guloseimas.

5. Não coma enquanto trabalha

É tentador comer na nossa “estação” de trabalho, ainda mais se estiver trabalhando o dia todo em casa. Conforme uma pesquisa da Academia Americana de Dietética e Nutrição, cerca de 83% de nós fazemos isso, e ganhar peso dessa maneira é muito fácil. O porquê? Segundo uma análise da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, “comer distraído” enquanto se faz outras tarefas, como trabalhar ou assistir televisão, pode fazer com que você coma mais, não apenas durante a refeição, mas também depois. Por outro lado, focar na sua refeição pode levar a comer menos depois. O motivo: comer atentamente melhora a sua memória (pelo menos, a de comer) para que você tenha menos probabilidade de pensar que está com fome logo após a refeição.

6. Deixe que sua panela automática cozinhe por você

Mesmo trabalhando em casa, você ainda pode sentir muita fome na hora de preparar uma deliciosa receita pro jantar. Para evitar essa tentação, prepare sua receita quando não estiver com fome – depois do café da manhã, almoço ou lanche da tarde. Se você tiver uma daquelas panelas elétricas que programam o horário em que a comida vai ficar pronta, melhor ainda! É possível encontrar opções muito acessíveis online além de ótimas receitas para serem preparadas nela.

7. Faça intervalos para exercícios

Você está trabalhando online com seus colegas mas também está sozinho em casa. A vantagem disso é que ninguém vai te olhar estranho ou fazer perguntas se você sair de perto do computador a cada hora de trabalho e fazer um alongamento, algumas posições de yoga ou um treino rápido de 15 minutos no intervalo do almoço dentro de casa. Se quiser fazer um treino mais intenso, não esqueça de deixar o celular por perto caso alguém do trabalho precise falar com você. A atividade física não só é boa para melhorar o foco mental – um bônus para o seu empregador – como também ajuda a diminuir as calorias.

8. Mantenha água por perto

Às vezes, quando você está com sede, seu corpo diz que você está com fome. É estranho assim mesmo. Portanto, mantenha uma garrafa com água por perto enquanto estiver trabalhando e beba antes de ir procurar algo pra comer. Se isso tirar a sua fome, então saberá que era apenas sede. Manter água perto da sua mesa também é bom por outro motivo: deixará você fora da cozinha.

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